Os impactos da ação humana refletidos na natureza: por que tantos eventos?

 
   
     Desde o início dos tempos o ser humano têm se mostrado capazes de dominar a área em que vivem, trazendo, contudo, sérios riscos para o meio ambiente e para si. Todas as atividades humanas exercidas no meio ambiente provocam um impacto, quer positivo quer negativo. Entretanto, estamos vivenciando atualmente mais impactos negativos, reações profundas no equilíbrio ecológico,como o desmatamento descontrolado, causando problemas climáticos sérios e a retirada forçada de espécies naturais de seus habitats.
    As florestas beneficiam a atmosfera com umidade. Sua destruição acarreta estiagens e secas prolongadas não só locais, mas em outras regiões que costumam receber dessa umidade, quea cabam sofrendo uma mudança na temperatura. Segundo dados da ONU, a perda de áreas florestais do mundo por ano passou de 4,1 milhões de hectares, em 1991, para 6,4 milhões, em 2005. Dados preocupantes, pois mostram que atualmente não sabemos usufruir e preservar concomitantemente. Se continuarmos nesse ritmo, enfrentaremos consequências drásticas, já que ele está atrelado aos demais impactos ambientais, como a destruição de habitats. Todas as atividades humanas exercidas no meio ambiente provocarão um impacto: positivo ou negativo.
    Neste sentido, podemos citar as "nuvens de gafanhotos" registradas na fronteira entre Brasil e  Argentina, no mês de junho de 2020, causando diversos estragos nas plantações e pastagens por onde passavam. O tempo quente, seco e com ventos é favorável para que esses insetos se instalem. Esse desequilíbrio ecológico, provocado pela devastação das florestas, pois grandes áreas abertas e plantações em áreas desérticas são perfeitas para a permanência dos gafanhotos e a colocação de seus ovos.
     Muitos países, como o Brasil, aderiram a prática da preservação ambiental no acordo de Paris (2015), quando assumiram, entre outras metas, atingir o desmatamento ilegal zero até 2030 (nesse âmbito deve-se incluir todo o abuso da devastação florestal). É preciso avançar rapidamente nesse campo, combatendo a retirada ilegal da madeira, coibindo queimadas, ampliando a fiscalização e promovendo práticas sustentáveis. Devemos sempre lembrar que a ação humana negativa traz impactos profundos na biodiversidade, gerando um triste destino para todos seres vivos.
      O ser humano pode mudar essa forma de causar tantos danos ao ambiente, sendo racional e respeitando seus limites, pois, se destruímos a natureza estaremos destruindo a nós mesmos. Mas é decepcionante pensar que somos incapazes de coexistir pacificamente com a natureza, ainda mais levando em conta todo o conhecimento que adquirimos dela nas últimas décadas. Parte dela sugere que simplesmente não podemos viabilizar nossa própria existência se destruirmos o resto da biosfera. E o consenso é que dá para fazer melhor.

Caline Marcelino (9º ano "B")

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

200 anos da Independência do Brasil

Sucesso da primeira semana de aulas remotas 2021

Álbum ganhador do I Concurso de Fotografias da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião