Quarentena, isolamento social, pandemia... E agora?


Do que falamos

 

O início do ano de 2020 foi marcado pela grande pandemia da Covid-19,  que assola todo o mundo e, principalmente, o nosso País, Brasil. O Estado de Alagoas decretou o processo de isolamento social por determinação do Governador Renan Filho, assim como foi feito em outros estados.

 A população está muito preocupada com esse caos. Se espirrar, o pessoal arruma briga; se estiver com alguns dos sintomas, todo mundo despreza a pessoa; e se estiver gripado, ninguém conversa com ninguém.

Aqui, na minha região, é "se sair de casa, use máscara, álcool em gel e luvas”; e se não tiver nada de importante para fazer FIQUE EM CASA.

 

Cristina Cavalcante (8º ano "C")

 

Quais são os efeitos psicológicos do isolamento social?

 

O Isolamento social, além de ser uma medida de saúde pública, traz consequências para as pessoas. Durante esse período de isolamento, algumas pessoas entram em um desgaste psíquico maior, porque o isolamento causa sentimentos como insegurança, medo, ansiedade e desamparo. Se as pessoas se submetem a esses sentimentos de uma forma mais prolongada, podem desencadear algumas alterações emocionais mais graves como ansiedade e depressão.

Quais as orientações para pessoas em Isolamento social?

O primeiro segredo é saber filtrar as informações, ir atrás de informações confiáveis, saber de onde elas se originam e principalmente fazer um discernimento do que é Fake News ou não. Também podemos contar com ajudar de pessoas próximas, amigos, ou familiares por telefone ou através de outras formas de interação social virtuais. Aproveitar a família em casa também é uma boa dica.

 

Maria Cláudia (8º ano “C”)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

200 anos da Independência do Brasil

Sucesso da primeira semana de aulas remotas 2021

Álbum ganhador do I Concurso de Fotografias da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião