O verdadeiro tesouro


Era uma vez um andarilho muito sábio que vagava de vila em vila pedindo esmolas e compartilhando os seus conhecimentos nas praças e nos mercados.

Certo dia, ele estava em uma praça em Dois Riachos, quando um homem chegou perto e lhe disse:

– Ontem, um mago muito poderoso me disse que aqui, nesta praça, eu encontraria um mendigo que, apesar de sua miserável aparência, me daria um tesouro de valor inestimável e que isso mudaria completamente a minha vida. Quando vi você, percebi de imediato que era o homem que eu procurava. Por favor, me dê o seu tesouro!

O mendigo olhou para ele sem falar nada, enfiou a mão em um alforje de couro bem desgastado e, em seguida, estendeu a mão para o homem, dizendo:

– Deve ser isto, então! – entregando-lhe um diamante enorme.

O outro levou um grande susto e exclamou:

– Mas esta pedra deve ter um valor enorme!

– É mesmo? Pode ser! Eu a encontrei no bosque. – disse o mendigo.

– Muito bem! Quanto devo dar por ela?

– Nada! Para mim, ela não serve. Não preciso dela. Se lhe serve, leve-a. Não foi isto que o mago lhe disse?

– Sim, foi isso que ele me disse. Obrigado! – respondeu o homem.

Muito confuso, o homem guardou a pedra e foi embora.

Meia hora mais tarde, ele voltou; procurou o mendigo na praça e encontrando-o disse:

– Tome sua pedra e me dê o tesouro.

– Não tenho nada para lhe dar. – disse o mendigo.

– Tem sim! Quero que me ensine como pôde abrir mão dela sem que isso o incomodasse.

O homem então passou anos ao lado do mendigo até que aprender o que era o desapego.


Autor: Whyklas da Silva (8º ano "A")

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sucesso da primeira semana de aulas remotas 2021

200 anos da Independência do Brasil

Álbum ganhador do I Concurso de Fotografias da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião